Realizados com um cordelete,corda ou fita auxiliar dando várias voltas paralelas na corda principal. Quando submetidos a uma carga se pressionam e bloqueiam sobre a corda, e para soltar deve ser eliminada a tensão e movimentado com a mão. Devem ser utilizados cordeletes de no mínimo 7mm, abaixo do qual tem-se uma resistência muito baixa e um risco de ruptura rápida por aquecimento no caso de deslizamento do cordelete. Estes nós são usados para auto segurança durante descidas no rapel, para ascender por uma corda fixa, resgates,dentre outras.
Obs: Nunca faça um nó blocante com fita, pois a fita não tem alma, no caso do cordelete se a capa queimar com o atrito entre cordas, a alma suporta o peso.
Amarras são utilizadas para unir varas e montantes quando se constroem estruturas de pioneiria. Essas estruturas podem ser funcionais, tais como pontes, mesas e torres. Podem ser também decorativas, tais como portões. O único limite com relação ao tipo das estruturas é a imaginação do construtor.
Amarras feitas corretamente em pioneiria são essenciais para a segurança. Quando crianças vêem uma estrutura interessante elas correm pra cima - sem a menor preocupação com a resistência dela. Isso faz com que o construtor da estrutura seja diretamente responsável pela segurança dela. Faça bem feito e de forma segura. Ou não faça de jeito nenhum!